A preparação antes de um concerto
Como sabem, quando se fala de concertos, não é só chegar ao sítio do evento e começar a cantar: há toda uma preparação antes do seu começo.
Eu e a minha equipa – extremamente habituados a atuar com horários apertados – regemo-nos por um mapa de trabalho que define o tempo que temos para fazer cada tarefa: que tanto serve para os elementos que montam o palco (quando não existe), como para as questões logísticas e técnicas, como também para os ensaios de luz e som. Hoje falarei apenas da parte que me compete: o som.
Por norma, chego ao sítio do espetáculo entre as 18h30 e as 19h e começo de imediato a fazer o soundcheck (ensaio de som) com os meus músicos e técnicos de som. Normalmente demora cerca de 30 minutos e permite-nos perceber a acústica do espaço e afinar os instrumentos e vozes o melhor possível para a atuação.
Segue-se o jantar. Aí, gosto de estar rodeado de todos os elementos da minha equipa… É quase como uma espécie de celebração: estamos ali a fazer o que gostamos e é como se fôssemos uma família!
Já de estômago saciado e com a hora de início do concerto a aproximar-se, preciso sempre de algum tempo para mim, isto porque tenho que preparar-me e concentrar-me para a atuação:
Costumo beber um chá morno de perpétua roxa (ou quando não há, um cálice de vinho do porto) que me permite, juntamente com exercícios vocais, aquecer a voz, seguindo-se um momento de reflexão – para me concentrar. Esse momento que antecede o concerto permite-me “desligar” do dia de trabalho e preparar-me para distribuir felicidade pela multidão que espera o meu espetáculo. Afinal de contas, em média costumam estar 10.000 pessoas e, parecendo que não, é importante um artista dar tudo aquilo que tem em palco.
E vocês? Também têm alguma espécie de ritual no vosso dia-a-dia ou na vossa profissão? Estou curioso
Beijinhos e abraços
Até à próxima quarta!
#aboutemanuel #emanuel #blog
( 8 )
Gosto muito dos sous concertos ja à muitos anos para e o menhor gosto muito de voce
Muito obrigado Lourenço. Apareça sempre que quiser aqui no blog! Grande abraço
Pedagógico sem dúvida este artigo, Muitos são aqueles, que reduzem o trabalho de um intérprete, àquela hora e meia, duas em que actuam e que tudo finda por ai. O Emanuel comprova que existe três momentos distintos; a preparação ( sound check)
execução ( momento do espetáculo) e conclusão ( o agradecimento mútuo em secção de autógrafos).
Ao longo destes meses constatei que efectivamente é um ser grandioso e no qual me revejo em pontos muito particulares, destaco a necessidade ” de ter algum tempo para si”. Também eu gosto. Antes de assumir o meu compromisso laboral, antecipo uns vinte minutos, de forma a repor o meu equilíbrio e dessa forma assumir o papel de profissional.
É curioso o efeito espelho das suas palavras. Revejo-me na forma de ser e de estar. Julgo que também já constatou isso. Para mim é sem dúvida uma grande referência. E por saber, que me irei surpreender ainda mais. Até para a próxima semana.
Tudo de bom para si.
Forte abraço
Caro Ricardo, longe de mim pretender ser uma referência para quem quer que seja, mas acredito que as suas palavras são sem dúvida verdadeiras e mostram, de facto, uma grande admiração por mim e pelo meu trabalho. Claro que se tem vindo a refletir ao longo destas semanas e isso para mim é tudo! Obrigado por estar presente e obrigado por ser quem é.
Um grande abraço e até para a semana
Olá! Gostei do tema. Para mim é particularmente interessante e sobre o qual tenho muita admiração e curiosidade. Quando vou ver um concerto teu gosto, sempre que possível, chegar cedo e ver esse ritual de que falas. Também já fui testemunha por diversas vezes do ambiente descontraído e familiar das vossas refeições antes do espectáculo. É visível o companheirismo e a admiração que todos partilham por ti. Quanto aos meus rituais nem sei se lhes posso chamar assim. Tenho por hábito, antes de sair para o trabalho, ficar um pouco no jardim olhando e cuidando das plantas. Beijinhos
Sim Margarida, tu em particular és conhecedora do que faço antes de entrar num concerto! Que esse testemunho, que referes, se prolongue por bons e duradouros anos!
Sem dúvida que ficar um pouco no jardim, observar e cuidar das plantas é um ritual de iniciação da jornada de trabalho! Cada um sente as coisas à sua maneira, não é verdade? Um grande beijinho e obrigado
Emanuel:
Quem já esteve num concerto seu facilmente conclui que há uma preparação prévia.Uma boa preparação!!!Parabéns. O concerto deste ano está muito mas muito bonito.Gostei das imagens, das luzes, de tudo.
Para mim que sou católica, o meu ritual é entregar tudo ao Senhor e tentar criar intimidade com Ele…
Até já, Emanuel….
Faz muito bem Ana Paula. Às vezes, é Ele que sabe….
Muito obrigado pelas queridas palavras, como sempre! Beijinhos e até amanhã